EUA,Reino Unido e França, iniciaram sábado(19/03/2009), uma primeira onda de ataques aéreos, com o objetivo de deter uma ofensiva do ditador da Líbia contra os rebeldes Líbios. Navios de guerra americanos e britânicos lançaram um ataque a cerca de 20 alvos do sistema integrado de defesa área da Líbia, a primeira etapa da operação internacional chamada de Odissey Dawn (Aurora da Odisséia).
O destróier americano USS Barry lança míssel Tomahawk contra a Líbia, parte da operação Odyssey Dawn |
A Operação está sob o comando dos EUA, mas o Governo Britânico declarou no domingo (20/03), confiar que a OTAN substituirá os Estados Unidos na direção e controle das operações militares internacionais para aplicar a zona de exclusão aérea sobre a Líbia.
No entanto, a participação formal da OTAN na operação batizada como Aurora da Odisséia pode ser dificultada pela postura da Turquia e da Alemanha, dois membros que se opuseram até agora ao uso da força na Líbia e que deixaram claro que suas forças não intervirão.
Veículos militares das forças de Gaddafi explodem em ataque aéreo internacional contra a Líbia |
Para que a OTAN participe da ação internacional contra Gaddafi, esses dois governos teriam que dar seu sinal verde, pois a aliança toma suas decisões por unanimidade.
Só um detalhe, temos um país árabe envolvido na coalização, Catar.
Entenda a Operação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário