Acesse diariamente nosso blog!

Para quem está interagindo com o Brasil e o mundo. http://www.totusatualidades.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de abril de 2011

COISAS DO BRASIL - POR INTERESSES PRÓPRIOS, RURALISTAS QUEREM A APROVAÇÃO IMEDIATA DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.



Estamos para iniciar neste ano letivo de 2011, mais uma aula sobre vegetação no Brasil. E nada mais importante do que estarmos atualizados com relação ao projeto que trâmita no Congresso Nacional para votação e entrada em vigor do Novo Código Florestal. que se arrasta desde o ano de 2008, visando promover mudanças no atual Código Florestal.
Este projeto têm como relator e defensor o Deputado Federal Aldo Rebelo(PC do B), contando com o apoio incondicional dos ruralistas, já que as principais mudanças beneficiarão os que comandam o agronegócio no Brasil.
Como a votação para as novas mudanças ainda estão confusas, exististindo com isso uma certa indecisão dentro do Congresso, alguns Estados da Federação estão querendo criar o seu próprio Código Florestal, tornando o que já é caótico num inferno, em se tratando de defender a natureza.
Falam que essas tentativas de formular Leis Estaduais próprias, seria uma forma de pressionar a aprovação do novo Código Florestal,com medo que a mesma emperre, já que é altamente benéfico para os interesses do agronegócio.
Alguns Estados já estão tomando a dianteira, como é o caso de Minas  e Santa Catarina, onde os Governadores estão sendo pressionados por produtores rurais.No Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) assumiu o compromisso de articular uma lei florestal estadual caso não haja logo definição sobre o tema no Congresso.
A Constituição Federal permite que os Estados legislem sobre o tema desde que não sejam mais permissivos que as leis federais. Caso contrário, a lei pode ser considerada inconstitucional.
Veja abaixo uma demonstração do quão prejudicial seria se o Código Florestal for aprovado, ou melhor, mudado:

 Veja abaixo, uma pequena cronologia do trâmite:

Um comentário:

  1. Nesses casos vemos a ambiguidade da nossa nação. Ao mesmo tempo que há um desenvolvimento economico e social, ainda que lento. Há um retardamento nas leis ambientais por influencia de oliguarquias rurais ainda muito influentes.

    ResponderExcluir