Acesse diariamente nosso blog!

Para quem está interagindo com o Brasil e o mundo. http://www.totusatualidades.blogspot.com/

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Para a galera que se encontra inserida neste novo mundo INFORMACIONAL.


Caros internautas
Desde os primórdios, o homem já se preocupava em conhecer outras regiões ou outros mundos diferentes daquele que lhe pertencia, no intuito de ampliação não só dos seus conhecimentos ou curiosidade, como também no desejo da conquista, fosse ela de cunho militar, territorial ou econômico.
Para lembrar algumas situações interessantes, temos:
Homero, um lendário poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Este último narra a história do herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”.
As Grandes Navegações ou Era dos descobrimentos, entre o século XV e o início do século XVII, época em que os europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas rotas de comércio-“Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados,/ mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram” - Luís de Camões - Os Lusíadas, Canto I, 1572


A Revolução Industrial e a procura por novas fontes de matérias primas e mercado consumidor - "Por meio de sua exploração do mercado mundial, a burguesia deu um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países... As velhas indústrias nacionais foram destruídas ou estão destruindo-se dia a dia... Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pela produção nacional, encontramos novas necessidades que requerem, para a sua satisfação, os produtos das regiões mais longínquas e dos climas os mais diversos. Em lugar do antigo isolamento local(...) desenvolvem-se, em todas as direções, um intercâmbio e uma interdependência universais.." - Karl Marx - Manifesto Comunista, 1848



As viagens espaciais - a última fronteira humana - associadas às tecnologias de propulsão de espaçonaves tanto para fins militares,  telecomunicações e turismo espacial.






Fica ,então, a pergunta:
Qual seria, utilizando-se destes exemplos, a necessidade de se estudar ou fazer um curso de atualidades/geopolítica?
A resposta está como estava para os nossos antepassados:
A necessidade inerente a nós, seres humanos, de  CONHECER, CONQUISTAR E VENCER.
De CONHECER tudo o que se encontra a nossa volta, desde onde moramos até os mais distantes pontos do planeta. Somos, atualmente, um mundo do conhecimento,  e quem não estiver plugado será considerado periférico, com poucas chances de ser inserido na nova realidade.  
O que este exercício de conhecimento implica na nossa vida cotidiana? Para se ter um exemplo, fartamente foi noticiada, em todos os meios de comunicação, a revolta dos egípcios contra uma didatura autocrata que perdurou por trinta longos anos. E aí fica a questão para os que estão na periferia: “O que eu tenho a ver com isso, já que estou a milhares de quilômetros do evento e o problema é deles, não meu?”
Pois bem, para os possuidores de pouca cultura,  os chamados periféricos, essa seria a resposta mais óbvia, mas para aqueles  que fazem parte do novo mundo do conhecimento o sentimento seria outro. Afinal de contas, somos um país líder em exportar carne,  que,  na formação de  uma balança comercial favorável, gera  entrada de mais divisas para a promoção de mais investimentos, rendas, emprego. E o Egito, país em questão, é o terceiro maior importador de carne brasileira. Problemas lá, problemas aqui.
Da CONQUISTA de um emprego melhor, de uma vaga nas mais importantes universidades do país, da sua conquista pessoal, já que, como dito, vivemos num mundo bombardeado cotidianamente por milhares de informações, sejam elas via internet, TV, rádio, jornais, revistas... e fazer parte dessa casta que se encontra sempre bem informada não se configura como apenas um privilégio, mas, em alguns casos, até como questão de sobrevivência.
Lembrem-se  de que o homem do século XXI deverá ter como contexto o trinômio: “ser, saber e fazer”, uma vez que essa prerrogativa será imprescindível para o seu sucesso, não só no exame para ingressar na universidade, mas também para entrar no mercado de trabalho, que se torna, a cada dia que passa, mais competitivo.
Do VENCER nas provas dos vestibulares, na carreira que vocês escolheram abraçar e na importante missão de delegar às novas gerações o conhecimento que vocês adquiriram e que, através das transmissões dessas  novas ideias, haja subsídios que tornarão o mundo melhor para todos.
Diante de tudo isso, aprender  ATUALIDADES nos leva a promover a interação do CONHECER, CONQUISTAR e VENCER a todos aqueles que se dispõem a entrar nesse NOVO MUNDO DO CONHECIMENTO.
Fica, então, o convite a vocês, alunos do ensino médio, alunos do pré-vestibular,  professores, profissionais das mais diversas áreas, para nos conhecer, para assistir a uma aula de ATUALIDADES/GEOPOLÍTICA, num sistema digital de ensino(lousa digital), para lermos um jornal ou livro digital  e discutir as notíciais mais importantes da semana. Assim, teremos cada vez mais fundamentadas ou inseridas num projeto, como dito acima, essas transformações estruturais que o mundo está vivendo.
Um grande abraço a todos. Curtam, o máximo possível, essa nova ferramenta que será oferecida a partir do mês de março no TOTUS VESTIBULARES -  TOTUS ATUALIDADES, com professor Junião. E sejam grandes CONHECEDORES, CONQUISTADORES E VENCEDORES nesse novo mundo INFORMACIONAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário